quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Significado de borboletas

Vamos falar um pouco sobre o significado desses bichinhos que são como flores voadoras e vivas a adornar os jardins.

"De imediato, a borboleta é considerada símbolo da ligeireza e da inconstância. No Japão, ela é o emblema da mulher; mas duas borboletas figuram a felicidade conjugal. Um outro aspecto do simbolismo da borboleta se fundamenta nas suas metamorfoses: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser; a borboleta a que sai dele é um símbolo de ressurreição. É ainda, se se preferir, a saída do túmulo. Um simbolismo dessa ordem é utilizado no mito da Psique, que é representada com asas de borboleta. Entre os astecas, a borboleta é um símbolo da alma, ou do sopro vital, que escapa da boca do agonizante. Uma borboleta brincando entre flores representa a alma do guerreiro caído nos campos de batalha.
Todas essas associações decorrem da associação analógica da borboleta e da chama, do fato de suas cores e do bater de suas asas. Assim, o deus do fogo entre os astecas leva como emblema um peitoral chamado borboleta da obsidiana. O sol, na Casa das Águias ou Templo dos guerreiros era figurado por uma imagem de borboleta.
Um apólogo dos balubas e dos luluas do Kasai (Zaire central) ilustra ao mesmo tempo a analogia alma-borboleta e a passagem do símbolo à imagem. O homem, dizem eles, segue, da vida à morte, o ciclo da borboleta: ele é, na sua infância, uma pequena lagarta, uma grande lagarta na sua maturidade; ele se transforma em crisálida na sua velhice; seu túmulo é o casulo de onde sai a sua alma que voa sob a forma de uma borboleta; a postura de ovos dessa borboleta é a expressão de sua reencarnação (FOVA). Do mesmo modo, a psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento."
Extraído da 20ª edição do fabuloso Dicionário de Símbolos, de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant.












Nenhum comentário:

Postar um comentário